quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

5 coisas que afastam as mulheres do RPG

Voltem meninas, voltem...

Minha primeira mesa de RPG foi mestrada por meu amigo Sandro Mathias e nosso grupo contava com 4 pessoas, uma delas era uma GAROTA!!! Depois disso veio a escassez e as meninas se foram. Lamentamos, mas não pelo fato de querer azarar a garota na mesa (ou não) mas pela diversidade do grupo.
Se você tem mulheres no seu grupo se liga nessas dicas e não deixem elas fugirem!

1. Falta de companhia de outras mulheres:
Normalmente as moças têm mais amigas mulheres, se suas amigas não jogam como você vai entrar no mundo do RPG? Claro, há excessões como eu que sempre tive mais amigos que amigas. Mas no geral, moças gostam de panelinhas. (oooops… traí a classe)

2. Não estar familiarizada com regras e estilos de jogo: Dificilmente a pessoa vai aceitar um convite logo de cara sobre algo meio nebuloso. O primeiro passo é conversar com a potencial jogadora, marcar jogos perto dela, em algum lugar que ela possa observar, mas não tenha tido a obrigação de estar lá para isso. Isso atiça a curiosidade e com certeza um pontinho de vontade ela vai ter.

3. Ser vista como a última costeleta assada do churrasco:Mulheres gostam de se sentir desejadas e queridas, adoram elogios. Mas babar em cima dos decotes delas, alisar, vir com intimidades com quem você mal conhece - é um espanta mulher. Se você quer chamar sua amiga para jogar e na sua mesa tem um queijudo-grudento-bonzinho é bom dispensar a figura na primeira sessão da moça. Depois de se enturmar ela mesma pode dar os foras sem precisar de ajuda.

4. Conversas cifradas ou síndrome do não-estou-aqui:Na ânsia de fazer a novata se sentir membro do grupo e não um bibelô muitos caras exageram e simplesmente ignoram a moça. Conversam de assuntos que ela está por fora, não fazem questão de explicar nada para ela, só contam piadas internas e depois se assustam por ela não querer jogar mais.

5. Hora errada, forma errada:Muitos tentam acrescentar o personagem da jogadora novata em uma campanha já com andamento e histório. Isso é péssimo, a possibilidade de dar certo é pequena porque já existe um entrosamento natural dos outros jogadores. O ideal é inciar com uma aventura em que todos estejam começando juntos, com uma história mais curta e bem elaborada. Se seu estilo de jogo for hack-and-slash a probabilidade de agradar uma dama é muito baixa. A maioria das mulheres gosta de interpretação, motivações, tramas e sentimentos. Atenção: isso não é sinônimo para mestrar The Sims RPG.

2 comentários:

  1. isso não vale pra só garotas, mas pra qualquer pessoa não-inserida-no-mundinho-fantastico-e-cavernoso-dos-RPGs, independente de sexo, cor ou crença, lol

    ResponderExcluir
  2. mas vale o investimento de inserir coisas para garotas nos nossos jogos!

    http://www.d30rpg.com.br/2011/09/a-dificil-arte-de-mestrar-para-garotas-2/

    ResponderExcluir