segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O uso da música no RPG


Taram... ram ram taram...

Quem nunca jogou RPG com músicas de background? Esse é um recurso ótimo para a interpretação no jogo de RPG, mas que poucos grupos utillizam. Vamos dar dicas de como usar essa ferramenta que deixa muito mais especial uma seção de jogo.

1. Músicas Ativam Memórias
A música cria inspiração. E a inspiração ajuda muito na hora de interpretar o seu personagem. E com isso, ela ativa a memória do jogador. E dependendo do tipo de cenário, sempre aquela trilha musical vai fazer o jogador se lembrar do lugar de onde está.
Por exemplo:
• Tocar música irlandesa toda vez que os PC’s estiverem em uma taverna ou lugar público cheio de multidões (como feiras, por exemplo) definitivamente vai fazê-los lembrar do lugar.
• Eventos freqüentemente usam músicas específicas. Como seria o carnaval, uma festa ou um grande desfile sem os sons adequados?
• Tocar música solene e refinada (música clássica) pode realçar o poder de um rei descendo a escadaria de seu castelo para atender os PC’s. 

2. Escolha o Sistema Certo
Ter que parar para trocar CD’s no meio de uma seqüência tensa da batalha pode estragar o efeito que você está tentando criar. É crucial, portanto, conhecer a música que você utilizará, ou mais especificamente, conhecer seu equipamento.
Se você tiver acesso a um computador durante seu jogo, esse é um meio excelente de administrar suas músicas. Existem vários programas diferentes disponíveis que lhe permitem criar e categorizar listas de músicas.
Tocadores de MP3 são outra ótima pedida, pois oferecem portabilidade e memória estendida que devem minimizar o fator distração. Alguns também oferecem as mesmas possibilidades de organização por categorias que você encontra nos programas de computador.
Criar seus próprios CD’s com um gravador permite que você selecione as músicas exatas que você quer.
Um controle remoto para seu som estéreo é também uma boa opção se você estiver familiarizado a ponto de usá-lo sem ter que olhar pra ele. As mudanças repentinas possibilitam ótimos momentos.
Um aparelho de som portátil não fornece a mesma qualidade sonora que um estéreo completo, mas compensa pela facilidade de uso.

3. Use Músicas-Tema para os PC’s
Muitos heróis de filmes de ação têm músicas-tema. Um acréscimo talvez cafona, mas divertido ao jogo seria cada PC ter sua própria música. Ela pode ser escolhida:
• Pelo Mestre
• Pelo jogador
• Pelos outros jogadores no grupo.
Se você quer levar a idéia mais adiante, o personagem pode receber um bônus em todas as rolagens feitas enquanto sua música-tema estiver tocando. Se você utilizar esta regra, sugiro que você coloque todas as músicas dos PC’s no aleatório, talvez com o resto da música para a sessão. Desta maneira, os jogadores não poderão “enrolar” até o momento que sabem que suas músicas tocarão antes de fazer qualquer coisa.

4. Use o Botão do Volume
Se você quer que a música crie um pano de fundo para a cena, ela deve ser tocada baixinho. De forma inversa, você pode aumentar drasticamente a intensidade de um combate ao aumentar o volume de uma música rápida.
Se você está mestrando uma cena em uma danceteria ou festa, pode ajudar a transmitir o clima se você colocar a música alta o suficiente para que os jogadores tenham realmente que gritar para serem ouvidos. Talvez não seja a escolha mais popular entre seus vizinhos, mas se você puder usar, vai funcionar bem. Quando lidar com o volume, sempre lembre: o volume do jogo será sempre um tom acima do que o volume da música.

5. Seja Organizado
Essas dicas sobre organização são para serem utilizadas antes e durante a sessão:
• Invista em um porta-CDs’ que você sempre manterá junto com seu material de jogo para não esquecê-lo.
• Designe um jogador para mudar a música em momentos apropriados para que você não tenha que fazê-lo. (Até melhor se ele estiver interpretando um personagem bardo).
• Categorize suas músicas:
* Isso pode ser feito em um computador ou tocador de MP3, através do programa apropriado.
* Se você estiver usando CD’s feitos em casa, eles podem ser etiquetados.
* Se você estiver usando CD’s comprados, é uma boa idéia fazer uma lista das faixas e para o quê elas são apropriadas.
* Estéreos com capacidade para vários CD’s são beneficiados por uma lista de disco e número das faixas.
* Categorias sugeridas são: combate, viagem, sinistro, estalagem/taverna, realeza e, é claro, existem muitas mais dependendo do seu estilo, gênero e cenário de campanha.
• Se você gravar seus próprios CD’s, compre CD’s, capas ou caixas coloridas. Use vermelho para combate, verde para viagem, azul para aventuras no mar, etc.
• Escreva títulos de CD’s específicos ou números das faixas em lembretes amarelos e cole-os no seu módulo ou em suas anotações como referência fácil no jogo.

6. Seja Sensível ao Grupo
É totalmente possível que a balada emocionante que você queria que ajudasse a enfatizar um momento dramático, lembre um dos jogadores de sua ex-namorada (ou jogadora do seu ex). Engraçado? Não... Isso pode realmente acontecer, afinal mesmo sendo um jogo, o jogador tem sentimentos, concorda? Digamos que você toque uma música lenta e triste na morte de um personagem, por exemplo, e aquela mesma música é o tema principal do seu namoro que chegou ao fim e ainda está recente...
Coitado, o jogador vai molhar a mesa de tanto chorar, não pela morte do seu personagem, mas sim pelo seu amor sofrido... (nossa que romântico isso, bem que seria engraçado uma situação dessas, haha!). Uma boa maneira de evitar problemas como esse é fazer uma pesquisa com seus jogadores antes ou depois de cada sessão em que você usar as músicas (um tempinho depois do jogo é sempre uma boa idéia, de qualquer forma).
Também vale a pena ficar de olho nas reações dos seus jogadores quando mudanças na música ocorrerem. Assim, você saberá bem mais sobre o clima que está realmente sendo criado pela sua seleção de músicas, independente de suas intenções.

7. Escolhendo a trilha certa para seu RPG
Bom, isso depende muito do gosto musical de cada jogador. Vamos começar pelo medieval. Músicas clássicas são muito bem vindas! Apesar de muita gente não gostar, é a trilha ideal para esse tipo de cenário. Elas podem variar muito. Para cenas de descontração, como em tavernas, por exemplo, use clássicos alegres (9ª sinfonia de Bethoven, por exemplo). Para momentos de batalhas, suspenses, já use clássicos mais tensos e um pouco mais pesados.
Um ótimo exemplo é você possuir as trilhas do filme O Senhor dos Anéis, qualquer programa que você use para baixar suas músicas da internet, você encontrará dezenas de trilhas do filme. Escute-as, e vai separando para momentos específicos. Aqui compositores de clássicos vale qualquer um: Mozart, Bethoven, Shubert, Chopin ou qualquer um de seu gosto. Músicas New Age também é uma boa.
Para jogos atuais, isso depende do tipo de cenário. Para jogos de ações, use Heavy Metal, Rock ou qualquer outro gênero dependendo da cena. Mas maneire um pouco, escolha com cautela para a trilha não pesar muito no jogo e estragar o clima. Se os personagens estiverem em uma boate, por exemplo, use música Trance ou qualquer batida que você conhece de suas baladas onde freqüenta. Para jogos de suspense e terror use músicas de suspense (que coisa não? ¬¬’). Aqui é válido até mesmo as clássicas, desde que se crie um clima de suspense e medo. As músicas góticas são ótimas para isso.
E para jogos futurísticos, uma boa recomendação são as trilhas do filme Star Wars, que se encaixam perfeitamente no cenário. Trilhas Sci-Fi também são bem vindas.   
Enfim, qualquer um desses exemplos pode servir para vários tipos de cenários, desde que você tenha discernimento e saiba escolher com cautela o momento adequado à cena.

Fonte: RPG Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário