terça-feira, 1 de maio de 2012

O Geek viu: Os Vingadores



Totalmente excelente!

Antes de mais nada deixo bem claro que esta é a minha opinião e o que senti enquanto estava vendo o filme.


Os Vingadores é um filme que me surpreendeu desde o início. Confesso que fiquei um pouco assustado com tudo o que foi divulgado antes da estreia e o medo de que todas as cenas de ação já teriam sido mostradas, mas não é bem assim! Dias antes da estreia, eu vi comentários de que as cenas de ação dos trailers não eram nem de perto todas as cenas de ação do filme, e é verdade!


Joss Whedon conseguiu fazer o trabalho de casa direitinho. Conseguiu pegar todos os heróis dos outros filmes e dosá-los de forma igual mostrando a importância de cada um no filme. Logo no início o filme mostra para o que veio. O diretor se preocupa em inserir o telespectador na história e só assim depois apresentar os heróis, para que até os leigos em HQ's possam entender o enredo do filme.


A história, apesar de ter muitos filmes parecidos com o mesmo roteiro, passa longe de ser um clichê. E com ótima trilha sonora, ótima direção e atuação impecável, não há como apontar pontos fracos, até porque não há! O filme conta com ótimas cenas de luta, muito bem ensaiadas por sinal, muita ação e belos efeitos especiais. 


Para minha surpresa o filme não é, como dizem, uma história do Tony Stark com alguns outros heróis. Joss Whedon soube balancear muito bem as cenas com todos os personagens, todos têm o mesmo destaque e foi isso que o deixou espetacular! O grande destaque do filme é o Mark Rufalo, pois eu ainda tinha o pé atrás por ser um ator que não tinha o perfil de herói, mas logo nos primeiros minutos do filme eu via o Bruce Banner em sua atuação, e quando ele se transformou então... putz, minha cabeça explodiu.






Tenha cuidado agora, a partir daqui há SPOILERS!




Vamos falar agora da atuação dos personagens e seus feitos:


Nick Fury (Samuel L. Jackson)
É o primeiro a aparecer no filme. É a partir dele que a trama é introduzida e é a partir dele que a primeira cena de ação é construída. Ele foi o único personagem que não mostrou totalmente o seu potencial. Nick Fury é um agente especial com vasto conhecimento técnico em armamento e é também uma das "vítimas" do soro do super soldado, e isso não é contado no filme. É uma pena, pois esse personagem é essencial para a trama e não foi totalmente incluído, mas isso não apaga a atuação do ator e sua presença como o agente importante na guerra.


Gavião Arqueiro (Jeremy Renner)
Foi uma grande surpresa para todos no cinema, principalmente para os fãs de quadrinhos. Eu sinceramente esperava que ele teria uma parte pequena na história, e não foi bem assim. Com um papel importantíssimo, o agente Clint Barton chega a se tornar um vilão no filme por conta das artimanhas de Loki, mas depois de se confrontar com a Viúva Negra, e tomar uma surra de perna, volta ao normal. Suas perícias de combate foram importantes demais na fase final do filme. O que achei realmente incrível foram suas habilidades com o arco, mostrando que o ator realmente se preocupou em parecer que estava mesmo atirando flechas.


Loki (Tom Hiddleston
Com uma ótima atuação, Tom Heddleston mostrou como realmente se faz um vilão caótico, bem ao estilo de Coringa, um cara que nem é tão ruim assim mas que quer ver o circo pegando fogo. Suas cenas de lutas foram fracas mas sua presença no filme foi realmente muito boa. Loki quer dominar o mundo e tornar os humanos escravos e para isso conseguiu um meio de ser general de um exército alienígena. Seus propósitos são tão grandes que para pô-las em prática precisou até mesmo se entregar aos mocinhos do filme para se infiltrar no grupo,  influenciá-los e desestabilizá-los.


Maria Hill (Cobie Smulders)
A agente Maria Hill é o braço direito de Nick Fury e só teve uma boa cena de ação no início do filme, em uma perseguição de carro atrás de Loki e Gavião Arqueiro, fora isso, teve poucas cenas durante o filme, sendo limitada a dar ordens aos tripulantes do Porta-aviões. Todos acreditamos que Maria Hill foi introduzida no filme para ser apresentada ao público e que no próximo filme dos Vingadores tenha um papel especial. Além disso ela é um colírio aos olhos, né?



Capitão América (Chris Evans)
Finalmente o Primeiro Vingador mostrou que é um líder. No início do filme Steve Rogers se sente frustrado por não ter participado da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial e é chamado por Nick Fury para participar mais uma vez de uma guerra. O super soldado aceita o convite e se uni aos Vingadores, mas a personalidade dos outros membros, como o Tony, não bate com a do capitão e surgem as brigas. O ponto alto do personagem é quando ele consegue liderar o grupo e manda a celebre frase: Hulk, esmaga! Com ótimas cenas de luta, na minha opinião, é o terceiro melhor herói do filme.

Agente Phil Coulson (Clark Gregg)
A grande perda do filme. O Agente Phil Coulson teve grandes participações nos outros filmes solos dos heróis e nesse filme não foi diferente. O Olho Esquerdo de Fury, como ele é chamado no filme, teve ótimas cenas de humor com o Capitão América mostrando que é um grande fã do soldado e que possui cards ilustrados do capitão na segunda guerra. O agente foi usado como ponte para que os heróis ponham de lado suas diferenças pessoais e que trabalhassem em conjunto para o bem das pessoas. Destaque para o super tiro com a super arma que nocauteia Loki.

Viúva Negra (Scarlett Johansson)
 A chave de perna dela mata qualquer um! Cenas dela sendo interrogada foram divulgadas duas semanas antes da estreia e eu me perguntei: Por que diabos ela presa à uma cadeira? Simples, estava interrogando aqueles caras. Ela é mais uma das personagens que eu achava que não teria tanto destaque e me surpreendi mais uma vez. Seu papel importante como todos os outros, afinal, é quem descobre os planos de Loki e quem desarma o cubo. Eu esperava que ela usasse suas braçadeiras, mas deve ficar para a sequência do filme. Suas cenas de luta foram impecáveis e sua atuação boa, muito boa. Nota: ela não usava calcinha no filme! rs.


Hulk (Mark Ruffalo)
A melhor e maior surpresa do filme. Mark Ruffalo deu uma outra cara para o herói, literalmente. O verdão agradou e muito a todos no cinema, mais até do que Tony Stark. Foi uma surpresa ver um Bruce Banner tímido sendo recrutado pelo Fury e não o Hulk. Bruce foi convocado para rastrear o cubo cósmico pelo grande cientista especializado no assunto. No decorrer do filme, Loki com suas artimanhas faz o verdão explodir em fúria dentro da nave e uma batalha épica com Thor acontece. Minha cabeça explodiu mais uma vez! Com algumas cenas engraçadas, nosso querido Hulk não perdeu em nada para os outros Vingadores, ele simplesmente está genial no filme, chegando a ser a principal atuação ao meu ver.

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.)
Foi uma ótima surpresa ouvir mais uma vez AC/DC no filme. Tony não é nem de longe a estrela do filme como todos estavam esperando. O Homem de Ferro teve uma brilhante atuação de herói e dividiu o estrelato igualmente com todos os outros Vingadores. Dessa vez, além de mostrar seu lado sarcástico e humorístico no filme, Tony mostrou humanidade ou se "sacrificar" salvando o mundo. Suas cenas de ação foram ótimas assim como sua atuação. Antes eu havia me perguntado: Por que será que ele está lutando com o Thor? Não era uma luta gratuita, realmente tinha sentido aquilo, e foi a melhor luta do filme. 


Thor (Chris Hemsworth)
Dessa vez o Thor foi Thor. Depois de todos terem aparecido e "capturado" o vilão, eu me perguntei onde estaria o Deus do Trovão. Eis que surge dos céus o guerreiro do martelo. A única parte que realmente questionei no filme. "Ele não estava preso em Asgard por causa da ponte quebrada?" Sim, ele surge do nada e leva o irmão. Isso de nenhuma forma estraga o filme e nem desmerece o ator, acho que foi o único erro de continuidade. Sua cena de luta com o Hulk foi épica mas a sua contra o Loki não foi tão boa assim, ele tinha que ter quebrado ele no joelho. Sua atuação não foi tão boa assim, mas não por ser um ator ruim, mas por ser um ator bom, afinal os nórdicos não falam, eles batem!

Resumindo tudo: é um ótimo filme! Há muito tempo não me sentia nervoso ao ver um filme no cinema, desde O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. O filme tem uma ótima direção, ótimos efeitos especiais, ótimas atuações, ótima trilha sonora e com certeza irei ver muitas e muitas vezes ainda. 


Pós-créditos, o que falar do pós-créditos? Simplesmente sensacional! Thanos como segundo vilão para os Vingadores é foda demais e pica para os heróis. Thanos é um titã incrivelmente forte e é considerado um deus nos quadrinhos. Qual herói vocês acham que devem integrar o grupo para enfrentar um mal deste nível? Uma coisa eu posso dizer: Vingadores 2 pode ser o melhor filme do século!

2 comentários:

  1. Mas a questao do Thor o Loki fala, ele vira pro Thor e diz: "...Odin deve ter usado muita magia negra pra te mandar pra cá com a Bayfrost destruida..." Thor simplesmente ignora o que ele diz e nao diz nem que sim nem que nao. Mas conhecendo Loki como conhecemos, logo ele nao fez uma pergunta e sim uma afirmaçao :D

    ResponderExcluir
  2. OH Deus e eu nem assiti ainda, tenho que ir correndo para os cinemas ^^
    E tem uma tag pra vocÊ lá no blog...
    Abç

    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir