quarta-feira, 17 de agosto de 2011

10 coisas que os jogadores de RPG costumam fazem e que geralmente incomodam o bom e velho DM

Mesas de RPG existem em todos os lugares do “multi-verso”, porém uma coisa é certa, tem sempre aqueles jogadores que adoram levar a paciência do mestre e de seus amigos ao extremo. Então segue abaixo uma lista das 10 coisas que tiram a paciência de qualquer um em uma mesa de RPG.

1 – Eu rezo e não sou atendido.
Não é por que o jogador interpreta um clérigo que ele tem que receber auxílio divino naquele momento desesperador. Deuses possuem milhões de seguidores e apesar de serem onicientes isso não quer dizer que precisam ouvir e tirar o seu devoto de uma enrascada. E quando isso ocorre em uma mesa de jogo, o jogador faz beicinhu, fica de cara emburrada e mau humorado. Uma resposta: quer ser atendido de imediato? Use a magia comunhão, perca seus valiosos xps e quem sabe sua divindade não lhe responda com uma frase enigmática para lhe tirar da enrascada que você e seu grupo entraram.

2 – Advogado sim, eu sou!
Toda mesa tem aquele jogador que conhece as regras de cabo a rabo, de trás para frente e se bobear até mais que o próprio mestre da mesa. Quando o DM faz algo que ele desconhece ele rapidamente corta o clima e diz, eu não conheço isso, ou solta a frase: De qual livro é essa magia que o seu personagem está usando para atacar a gente? O DM sempre que possivel, pode sim, usar a tão famosa “regra de ouro” para tornar a dinâmica do jogo mais animada e divertida para todos e não precisa dar satisfações sobre de onde vem tal magia, tal regra ou o motivo do cara tropeçar e quebrar o pescoço na queda,  desde que haja coerência e seja para o bom desempenho da campanha e divertimento do grupo. Aí vem aquele jogador e atrapalha toda interpretação dos companheiros na mesa só porque não sabe de onde veio tal coisa, definitivamente advogados de regras são um saco numa mesa de RPG.

3 – Por que o personagem dele ganhou mais xp que o meu?
Já vi isso acontecer e eu mesmo já ouvi isso nas minhas mesas e a resposta é simples e objetiva – Por que ele se empenhou mais que você. Tem sempre aquele jogador que adora olhar a ficha do amigo para saber quanto xp ele ganhou e depois questionar com o mestre a diferença. Jogadores de plantão, não existem uma regra básica para distribuição de xp para interpretação. Nos livros, para quem gosta de ler e estudar a fundo percebe que todo o xp ganho do personagem é focado em encontros e combates (me corrijam se eu estiver errado). XP ganho por interpretação do personagem fica a cargo do DM.

4 – Cansei, não estou me adaptando a esse personagem!
Vocês podem imaginar o quanto é frustrante para um mestre de jogo, após passar horas criando um background para um personagem de jogador, quando na verdade teria que ser o jogador a fazer isso, e no meio da aventura o jogador vira e diz que não esta se adaptando ao personagem porque ele vê os personagens dos outros jogadores se sobressaindo mais que o dele? Pois é, isso é frustrante, pelo menos pra mim. Antes de criar um personagem, o jogador precisa, acima de tudo, conhecer cada classe e ver qual se identifica. Em um jogo de RPG, os jogadores tendem a criar e desempenhar papéis que reflitam seu “eu interior”, porém o que acontece é  que muitas das vezes o próprio jogador não se encontrou como pessoa e isso reflete no seu personagem que acaba se tornando um ser apagado na história e no grupo.

5- Pontualidade, existe isso?
Acho que isso é uma maldição que ronda todo jogador de RPG, nenhum deles consegue chegar na hora marcada para o inicio da sessão de jogo. Os mais prejudicados na verdade são eles mesmos, que devido aos atrasos acabam tendo o tempo de jogo reduzido e com isso tendo menos tempo para a diversão.


6 – Fidelidade e compromisso, fide.. o que?
Sabe quando você prepara a semana toda aquela sessão, criando fichas, traçando planos e possiblidades para cada um dos personagens envolvidos e na última hora o jogador ou jogadores fura e não comparece? Pois é, isso é uma maldição que persegue qualquer DM (risos). O DM tem que se virar para improvisar e dar prosseguimento a sessão com os participantes que são comprometidos, cabe ao DM dar um jeito de tirar os personagens das cenas ou então ficar incumbido de interpretar os mesmos. Custa avisar com no minimo um dia ou dois de antecedência? Imprevistos acontecem, sabemos disso, porem temos que ter consciência de que em uma mesa de RPG, todos abrem mão de outras coisas, de sairem, para estarem ali naquele momento em grupo, entre amigos para a boa e velha diversão, e o cara que não se compromete, está sendo desrespeitoso com seus amigos que se comprometeram.

 7 – Tesouros, quero tudo pra mim!
Sabemos que existem classes de personagem que são obcecadas por  tesouros, como é o caso dos ladinos. Agora como explicar uma classe que não liga para bens materiais, e o personagem ficar loucooo quando ver uma pilha de moedas de ouro? Fica no ar essa pergunta para quem quiser responder pra mim ;)

8 – Eu jogador sei, porem meu personagem não!
Em várias situações os jogadores acabam influenciando as ações de seu personagem por saberem determinadas coisas que eles sabem. Coisas do tipo: - não vou entrar nesse labirinto de jeito nenhum, são lares de minotauros – se o personagem não tem conhecimento sobre tal fato, ele vai entrar, caso precise, ele não vai entrar simplesmente porque o jogador sabe que ali vive um minotauro. Ou então o Personagem age com cautela, mesmo o DM sabendo que aquela não é a natureza do Personagem, porque o jogador sabe que o cara que esta conversando com eles é o bam bam bam da cidade. Isso, caros jogadores, só fazem com que os personagens de vocês percam xp. Saber separar esses conhecimentos é uma coisa que tem que ser trabalhada o tempo todo.

9 – Viagem, eu estou em uma!
Tem sempre um jogador que vive no mundo da lua. É aquele jogador que tira a atenção do grupo com conversas paralelas, que cochila na sessão por ter ido pra balada na noite anterior ou simplesmente porque não sabe o que esta fazendo na sessão de jogo.  Um conselho. Pare de jogar. Pois vc não só está atrapalhando o divertimento dos outros como também esta sem rumo em sua vida. Foco é tudo, em todos os setores, se você não focar suas ações, nunca vai conquistar nada. Toda ação dos personagens têm reações no mundo em que eles habitam, ou seja, se ele mata, rouba e perverte seres inocentes deliberadamente, ele vai sim ter que pagar pelos seus crimes, sem contar que vai estar pondo em risco todos os outros companheiros do grupo.

10 – Eu upei? Não? Mas porque não se nós matamos o Ogro Gigante mega power?
Para finalizar, não tem nada mais tedioso para um DM do que aquele jogador que só  foca no XP para subir de nivel, se ele tiver que matar um orc só por que ele sabe que precisa de 30xp para upar ele vai fazer. RPG é um jogo de interpretação de papéis, e não uma máquina de XP. Os jogadores precisam ter em mente que a prioridade no jogo é a diversão, a socialização em grupo, rir, contar boas histórias, o XP é consequência disso e não a meta principal.

Bom espero que tenham gostado do desabafo desse DM e que os jogadores que lerem essa matéria possam parar e refletir sobre seus atos e ações dentro do jogo.


Sandro Mathias
Co-autor dos livros Guia de talentos e Classes de Prestigio e Classes de Prestigo 3.5 
Editora Conclave
Graduando em Pedagogia
Jogador de RPG desde o antigo AD&D 2º edição

Um comentário: