quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hoje é dia do estagiário... E daí, vá trabalhar!

Hoje é dia do estagiáriooooo! Eeeeeee! Parabéns!!!
Mas... “Parabéns” por quê?

Muito se fala mal da condição de estagiário, de ser um zero à esquerda, de entrar para um departamento só para tirar cópias e trazer o cafezinho. Existem anúncios de vagas absurdas, explorativas, onde o pobre estudante faz tudo, absolutamente TU-DO que um funcionário faz, ganhando 1/3 do salário do indivíduo. Bom, acreditem, isto já foi pior.


A partir de 25/09/2008, entrou em vigor a Lei do Estágio, definindo os parâmetros que regulamentam a contratação de estagiários em nosso país. Entre os principais benefícios, fica garantida a carga horária máxima de 6h/dia, férias remuneradas de 15 dias a cada 6 meses e seguro obrigatório contra acidentes pessoais. Isso é um grande avanço em relação à época dos nossos pais, onde as empresas definiam tudo. Com base nesta lei, muitos programas de estágio em grandes instituições foram lançadas, contribuindo para a graduação de diversos estudantes Brasil à fora. Mas é só olhar a grama do vizinho para perceber que as ervas daninhas ainda existem... Empresas que, para diminuir custos, abrem mão de profissionais formados e lotam seus departamentos de estagiários, delegando diversas tarefas e responsabilidades, comprometendo o horário de estudo dos mesmos... Como lidar?

Na minha área (jornalismo), recusei uma vaga de estágio em uma prefeitura, onde eu deveria criar matérias, fazer entrevistas, fotografar, escrever para o blog, site, informativo impresso, gerenciar perfis nas redes sociais, atualizar a intranet, realizar campanhas de endomarketing e comunicação interna, assessoria de imprensa e cobertura de eventos (ufa!), porque a bolsa-auxílio oferecida era de apenas R$ 400,00. E não é porque eu seja preguiçosa, não! É porque eu sei qual é o valor do meu trabalho e não quero me vender para um sistema que só quer tirar proveito das pessoas.

Por isso, estagiários do meu Brasil varonil, a lição que eu deixo é: sejam seletivos. Existem boas empresas no mercado para provar que fazer estágio é muito bom para o crescimento profissional, e que se vocês se destacarem, há grandes chances de serem efetivados.

Para saber mais sobre a Lei do Estágio, clique aqui.

Um grande abraço!


Vanessa Egues é estudante de jornalismo na Universidade Castelo Branco, colaboradora do Agência Insighting Comunicação e responsável pelo blog Doce Vida de Borboleta. Trabalha com Marketing há 10 anos, atuando nas áreas de vendas, endomarketing, relacionamento, geração de conteúdo e atendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário